VER TODAS NOTÍCIAS

Pneus, Suspensão e Freios


Publicado sexta-feira, 13 de julho de 2018 16:25:26


Serviços e peças para pneus, suspensão e freios

Os pneus, a suspensão e os freios são os pilares da segurança do seu veículo. São componentes usados com frequência que perdem a qualidade com o tempo, por conta do desgaste natural provocado pelo uso.

Os pneus gastos podem causar acidentes por escorregarem na pista, principalmente em um asfalto molhado. Os freios, por sua vez, perdem a capacidade de resposta rápida.

Consequentemente, você vai demorar para reduzir a velocidade e parar, o que pode causar um acidente.

Por fim, a suspensão é responsável por amortecer as irregularidades dos terrenos sobre os quais você vai dirigir.

Se essa parte não estiver em dia, você vai notar trepidações, trancos, impactos secos, desestabilidade e terá maiores riscos de se envolver em um acidente.

Estes itens são os pilares da segurança do seu veículo.

Como checar estado de conservação dos pneus?

Os pneus vêm com indicadores de desgaste de fábrica. O principal deles é o TWI (Tread Wear Indicator). Trata-se de uma saliência de borracha que fica dentro dos sulcos do pneu.

Para localizar o marcador, basta procurar a sigla TWI ou o desenho de um triângulo. Quanto menor a profundidade dos traços, maior o desgaste da borracha do pneu.

Além disso, os pneus também têm data de validade. Os números ficam junto com a sigla DOT (Department of Transportation). São quatro dígitos, sendo os dois primeiros a semana e os dois últimos, o ano de fabricação.

Se estiver escrito 2311, será a 23ª semana do ano de 2011, por exemplo. Então, basta contar cinco anos após a data de fabricação para saber a data de validade.

Serviços para troca de pneus

Você não deve trocar os pneus do seu carro apenas quando eles furam. Ao notar os primeiros sinais de desgaste e ver que eles podem ser considerados “carecas”, você precisa fazer a troca.

Pneus com rasgos, bolhas ou perfurações também devem ser trocados, mesmo que estejam dentro do prazo de validade e não estejam tão desgastados assim.

A medida deve ser tomada para evitar que você fique com um pneu furado no meio da estrada.

Se possível, faça a rodízio dos os pneus para que sejam gastos ao mesmo tempo e na mesma proporção.

Em caso de trocas de pneus, caso o orçamento não permita no momento, priorize o eixo traseiro, pois é a parte responsável pela estabilidade do seu carro.

Manutenção preventiva da suspensão

A manutenção preventiva da suspensão evita defeitos que podem se agravar com o tempo e evita que você fique na mão com o seu carro.

Confira as peças que devem ser checadas em uma revisão:

Amortecedor;

Mola;

Pivô de suspensão;

Braço oscilante;

Barra estabilizadora.

O QueridoCarro.com vai te ajudar a escolher os melhores serviços e peças para pneus, suspensão e freios.

Saiba tudo sobre a manutenção dos freios

As pastilhas dos freios devem ser substituídas dentro do prazo indicado pelo fabricante, para evitar que os discos sofram com desgaste.

Evite fazer o chamado “passe” no disco do freio, pois trata-se de um procedimento que tira as imperfeições da peça e a deixa mais fina.

Isso compromete a sua segurança dentro do veículo. Portanto, sempre faça a substituição.

Na hora da manutenção, o mecânico deve ficar atento aos tambores e às sapatas dos freios. São peças importantes para o mecanismo funcionar e a resposta de frenagem ser imediata.

Como identificar problemas nos freios

Quando o freio está com algum tipo de problema, você vai notar alguns “sintomas”. Os indícios são:

Ruídos incomuns;

Pedal mais duro;

Vazamento no fluído de freio;

Disco do freio fino;

Luzes do painel indicando problemas com o sistema de frenagem;

Maior tempo de resposta ao pisar no pedal do freio.

Conte com o QueridoCarro.com

Quer estar sempre seguro? Para isso, é preciso que você contrate um serviço de confiança.

Para conseguir encontrar um profissional capacitado em serviços e peças para pneus, suspensão e freios pertinho de você, conte com o QueridoCarro.com.

O site permite que você busque as melhores oficinas para fazer a manutenção dos pneus, freios e da suspensão do seu veículo.

Você ainda pode verificar se alguma oficina oferece as três opções de serviços, para que você economize tempo e, quem sabe, consiga um bom desconto.

Acesse QueridoCarro.com e cuide da sua segurança e de todos os ocupantes do seu veículo!

Pesquisar
Assuntos Relacionados