VER TODAS NOTÍCIAS

Troca de Óleo


Publicado sexta-feira, 13 de julho de 2018 16:25:26


Importância de trocar o óleo

Fazer as trocas de óleo respeitando os prazos determinados pelo fabricante são essenciais para aumentar a vida útil do motor do seu carro.

Se você descuidar desta manutenção tão importante, você perderá desempenho nas pistas, perceberá aumento no consumo do combustível e poderá até mesmo fundir o motor.

É importante lembrar que um motor fundido pode custar até metade do valor de um automóvel para ser consertado.

Quer motivo maior que esse para prestar atenção no calendário de troca de óleo?

Quando fazer as trocas de óleo?

Se você utiliza lubrificante mineral, deve fazer a troca de óleo a cada 5 mil quilômetros rodados. Se for óleo sintético, o prazo é a cada 10 mil quilômetros.

Outra forma de medir a necessidade é por meio do tempo. A cada seis meses, faça uma troca de óleo e do filtro.

Uso aditivos ?

A questão do uso de aditivos no óleo é bem polêmica. Os fabricantes não recomendam a prática, por acreditarem que os óleos comuns já contam com a quantidade correta de aditivo.

Mais do que isso poderia comprometer a vida útil do motor.

Alguns especialistas, porém, acreditam que aditivos podem até aumentar a potência do veículo, mas que nem todos têm essa função garantida.

Portanto, se puder evitar, melhor. Consulte sempre um especialista em serviços e peças para troca de óleo.

Qual o óleo certo para meu carro ?

Nas especificações do seu carro, você deve verificar se o óleo utilizado deve ser mineral, sintético ou semissintético. O fabricante deixa isso claro no manual do proprietário.

Os óleos são classificados por viscosidade (SAE) e desempenho (API ou ACEA). Essas siglas vêm acompanhadas de números que indicam o nível de cada característica.

Veja a diferença de cada tipo de óleo:

Mineral: Obtido por meio da separação de componentes do petróleo. É uma mistura de vários compostos.

Sintético: Obtido por meio de reações químicas, portanto são produtos mais puros e de qualidade superior.

Semissintético: Basicamente, é a mistura entre os óleos mineral e sintético, reunindo as melhores propriedades de cada tipo.

Como checar o nível do óleo ?

Para checar o nível do óleo, o motor deve estar frio e ter sido desligado há pelo menos cinco minutos.

O veículo também deve estar em um local plano e nivelado para que não haja alterações na hora da checagem.

Em seguida, você deve puxar a vareta do reservatório de óleo e verificar se o lubrificante atinge a marca indicada como suficiente. Se estiver abaixo do tracinho que indica a quantidade mínima, você terá que completar.

Não se assuste ao ver que o óleo está preto. Pelo contrário, a cor é natural e indica que a lubrificação está ocorrendo corretamente.

Para completar o nível, é preciso apenas tomar o cuidado de utilizar a mesma marca de lubrificante.

Profissionais qualificados para o serviço

Serviços e peças para troca de óleo podem parecer um procedimento simples e, até mesmo, sem importância.

Porém, trata-se de uma prática fundamental para garantir a vida útil do motor do seu veículo e evitar prejuízos financeiros altos, caso o motor venha a fundir por baixo nível de lubrificante.

Além disso, a troca de óleo não deve ser feita de qualquer maneira e por qualquer pessoa.

É preciso que o profissional seja qualificado, saiba escoar todo o óleo velho antes de colocar o novo e faça a substituição do filtro de forma correta.

Para encontrar um profissional qualificado para cuidar de uma parte tão importante de manutenção do seu veículo, você pode recorrer ao QueridoCarro.com.

Conte com o QueridoCarro.com

Conte com o <a href="http://queridocarro.com">QueridoCarro.com</a> sempre que estiver procurando um profissional qualificado para a manutenção do seu veículo.

A ferramenta reúne diversos profissionais especializados em serviços e peças para troca de óleo e reúne uma lista de oficinas mecânicas qualificadas, que são avaliadas pelos clientes no próprio site.

Desta maneira, você poderá conferir a avaliação feita pelos clientes para saber qual o local mais indicado para o seu veículo.

Para sua comodidade, você também poderá mandar uma mensagem para a oficina com o intuito de tirar dúvidas e agendar um atendimento na data que for mais conveniente para você, sem precisar fazer uma ligação ou visitar o local.

 

 

Pesquisar
Assuntos Relacionados